Vantagens do Programa

CURSOS COM BOLSAS DE ATÉ 100%

Anualmente, através do processo seletivo, a UNIVERSO oferece 20 vagas para o mestrado e 8 vagas para o doutorado, algumas das quais, em conformidade com os Editais, terão total isenção no pagamento das mensalidades. Igualmente, através de sua Política de Ações Afirmativas, um cota das vagas será destinada para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, trans (travestis e transexuais), solicitantes de refúgio e/ou visto humanitário, refugiados/as ou imigrantes com visto humanitário e pessoas com deficiência, conforme disposto nos Editais. Assim, a UNIVERSO cumpre o seu papel social de contribuir na qualificação de pesquisadores e de professores universitários.  

RECOMENDADO POR CAPES/CNPQ

O curso de Mestrado em História do Brasil, homologado em 21 de dezembro de 2006, conforme Parecer nº. 165/2006 e o de Doutorado, homologado em 4 de julho de 2017, conforme Parecer no. 145/2017, ambos no Diário Oficial da União, priorizam o exercício da reflexão científica acerca de questões acadêmicas e práticas pedagógicas no âmbito da História. Tal preocupação tem como meta aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos dos profissionais de História e áreas afins, instruindo-os para o exercício do ensino superior e da pesquisa.

MESTRES E DOUTORES EM HISTÓRIA

Uma pós-graduação voltada para a História que não se nega aos estudos comparados com outras realidades históricas, estendendo seus interesses às Américas, África e Europa. Os discentes terão como meta o estudo crítico das etapas do processo de construção do método científico: delimitação do corpus analítico e de uma concepção teórica, formulação de hipóteses, lógica interna de argumentação e disseminação do conhecimento produzido.