Apresentação

Os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Salgado de Oliveira tem como área de concentração a temática Sociedade e Movimentos e possuí duas linhas de pesquisa: “Sociedade, movimentos populacionais e de culturas” e “Política, Movimentos Sociais e Memória”.

Área de concentração: Sociedade e Movimentos

 

Frente às grandes transformações historiográficas dos últimos anos, a história se viu diante de uma profusão temática e de novas abordagens possíveis. O PPGH buscando atender as demandas do nosso tempo e as diversidades teórico-metodológicas, optou pela área de concentração “Sociedade e Movimentos”. A articulação desses dois campos permite, a partir de seus desdobramentos nas linhas de pesquisas, analisar aspectos variados do processo de construção do conhecimento histórico, identificando tanto suas regularidades quanto suas mudanças e, principalmente, apontando para a complexidade dos variados fenômenos sociais em espaços e temporalidades diversas.

A sociedade é compreendida enquanto uma coletividade que partilha espaços, culturas e experiências plurais. É considerada o elemento chave, definidor e interligador do homem às mais diferentes abordagens históricas. Por se tratar de relações sociais, os objetos centrais que perpassam este conceito, dando-lhe homogeneidade de interpretações, são o homem e a sociedade que ele constrói. Binômio homem/sociedade a ser apreendido nos seus múltiplos âmbitos, seja econômico, político e cultural, permitindo a associação de diferentes olhares sobre a existência coletiva, nos mais diversos recortes, buscando compreender seus aspectos constitutivos e transformadores.

A ideia de movimentos, dada a sua amplitude, abre certo número de possibilidades a serem exploradas. Ela pode ser pensada a partir de mobilizações isoladas e/ou coletivas em torno de causas, ideais, projetos/ações, identidades e reivindicações, que articulam recursos e agentes que se organizam, se mobilizam durante certo tempo e em dado contexto histórico. Assim, os relacionamentos que se engendram no e para o movimento necessitam ser feitos e refeitos permitindo que cada indivíduo dentro da trama social assuma diversos papéis concomitantes ao longo de sua existência. Por outro lado, pode-se pensar movimentos ligando-os à ideia de deslocamento de pessoas, de produtos, de culturas (em seu sentido amplo) e de saberes por diferentes territórios. Assim, movimentos, neste caso, estão ligados também às concepções de território, de fronteiras e de deslocamento espacial. Outra possibilidade é a relação que pode ser estabelecida com a demografia histórica a fim de se divisar padrões comportamentais e identificar fenômenos coletivos em diferentes temporalidades históricas.