Biblioteca

Biblioteca

A Biblioteca oferece aos usuários os seguintes serviços: levantamento bibliográfico; consultas de livros, dicionários e periódicos; reserva online; ficha bibliográfica na elaboração de teses, monografias e projetos; serviço de comutação bibliográfica (COMUT); serviço de cópia de Documentos (SCAD); empréstimo entre bibliotecas e organismos afins (BVS); treinamento de usuário para acessar informação nos terminais do computador; acesso à Internet; acesso à base de dados; acesso ao Portal de periódicos Capes; alerta bibliográfico; empréstimo de final de semana; ambiente para leitura informal; atendimento a visitantes; ambiente específico para estudo em grupo e/ou individual; visitas orientadas.

Todos os alunos da Universidade Salgado de Oliveira, têm acesso ao acervo de qualquer uma de suas bibliotecas espalhadas pelo país. Basta para isso que ele solicite à bibliotecária de seu campus e a mesma providencia o empréstimo interno. O livro é então deslocado de seu acervo de origem por meio de malotes administrativos. Entre as bibliotecas que estão no Estado do Rio de Janeiro (Niterói, São Gonçalo e Campos dos Goytacazes) o tempo de espera pela chegado do livro é de, no máximo, dois dias. Já os livros que estão localizados em unidades fora do Estado, a espera é, em média, de 5 dias. Depois de utilizado pelo aluno, o livro é devolvido ao seu acervo de origem.

Além do acervo bibliográfico do PPGH, o curso conta ainda com três acervos específicos:

 

Acervo Sala Carlos Mônaco

Trata-se de uma biblioteca formada a partir da doação do livreiro Carlos Mônaco, importante agente cultural e renomado livreiro da cidade de Niterói que nos presenteou com uma fração de sua coleção particular de livros referentes à cidade de Niterói e sobre o estado do Rio de Janeiro. Durante o primeiro semestre de 2008 estivemos com três alunos estagiários realizando higienização mecânica dos livros doados, pequenos remendos e restauro e, posterior catalogação por nossas bibliotecárias. Constitui hoje o acervo em torno de 560 títulos já higienizados à disposição dos consulentes.

Compõe-se ainda o Acervo Carlos Mônaco de uma hemeroteca temática focando a vida cultural da cidade de Niterói versando sobre teatro, show, eventos, etc. abarcando o final de século XIX e XX. Possui ainda um número de fotos, desenhos e reproduções sobre a cidade e região.

 

Acervo Prof. Francisco Falcon

O acervo está localizado numa sala que possuí 4.40 metros de frente por 9.75 metros de profundidade. Trata-se de um espaço ainda em construção, mas atualmente o acervo já conta com mais de 800 obras catalogadas e centenas que ainda não foram devidamente tratadas pelas bibliotecárias, pois estão em fase de higienização. Dentre os principais títulos dessa coleção, pode-se citar a Revista de Annales (Economies, societés, civilization); a Revued’histoireeconomique et sociale; a RevueHistorique; L’Homme et laSocieté; a Revued’histoireModerne et Contemporaine e a revista PastandPresent. Essas coleções abarcam exemplares das décadas de 50 a 70 do século XX. Além dessas, há também a revista Le TempsModernes, cuja coleção cobre as décadas de 60 a 70 do século XX. Além destas revistas, o acervo conta também com inúmeras obras bibliográficas nacionais e estrangeiras sobre história do Brasil e geral. Pretende-se transformar este acervo em uma biblioteca especializada do mestrado.

 

Acervo Prof.ª Mary Del Priore Acervo com cerca de 518 obras doadas pela Professora Mary Del Priore, docente do próprio Mestrado. Esse acervo é composto por livros variados, de história do Brasil e de outros países, havendo um grande número de livros estrangeiros, principalmente, franceses e ingleses. Esse acervo ainda está em fase de catalogação, mas parte dele já se encontra à disposição dos interessados.