Produtos:

• Farías, Ruy, SARMIENTO, Érica.Vino viejo en odres nuevos. Las migraciones entre l a Península Ibérica y América Latina In: Novos olhares sobre a imigração ibérica em América Latina (séculos XIX e XX).1 ed.Niterói : Editora ASOEC- UNIVERSO, 2013, v.1, p. 3-30.
  • SARMIENTO, Érica “Conflito, imigração e crescimento urbanístico: as cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires no alvorecer do século XX”. III Congresso internacional do Núcleo de Estudos das Américas. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo, 2012, Rio de Janeiro.
  • SARMIENTO, Érica & FARÍAS, Ruy. “Galegos no Rio de Janeiro e em Buenos Aires no período da Grande Imigração: inserção sócioprofissional, associativismo étnico e imagem social (1890-1930)”. IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano, 2012, v.1, Rio de Janeiro. (12 páginas).
  • SARMIENTO, Érica. “Rumo a Rio de Janeiro e a Buenos Aires: imigrantes, trajetórias e ciudades”. In: Shirley de Souza Gomes Carreira e Paulo César de Oliveira (coord.) Diásporas e deslocamentos: literatura, teoria e interculturalidade. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2013.
  • Lená Medeiros de Menezes, SARMIENTO, Érica, MATOS, M. I., ROMERO VALIENTE, J. M. R., HIDALGO CAPITAN, A. L. Imigraciones Ibero-Americanas. Huelva: Universidad de Huelva, 2013, v.1. p.300.
  • Farías, Ruy, SARMIENTO, Érica. Novos olhares sobre a imigração ibérica em América Latina (séculos XIX e XX). Niterói: Editora ASOEC- UNIVERSO, 2013, v.2. p.581.
  • SARMIENTO, Érica, Marieta de Carvalho, Marcia Amantino, Carlos Engemann. História Universo – Publicação Discente do Programa de Mestrado em História da Universidade Salgado de Oliveira. Niterói: ASOEC – UNIVERSO, 2011.

Eventos:

• 1º Seminário Movimento operário, imigração e anarquismo. Universidade Salgado de Oliveira. PPGHB- Mestrado de História em 3 a 5 de dezembro de 2012.
  • “Imigração, fronteiras e identidade no mundo iberoamericano: espaços de encontros e conflitos”. 9º Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano. UERJ, 6 a 9 de novembro de 2012.
  • “Migraciones y exilios en América Latina (siglos XIX y XX)”. 3º Congreso Internacional Diálogos entre las disciplinas del conocimiento mirando al futuro de América Latina y el Caribe. UERJ, 7 a 10 de janeiro de 2013.