Produtos:

• ENGEMANN, Carlos. Os Jesuítas e suas Gentes: Escravidão e Família na Fazenda de Campos Novos (séculos XVII e XVIII). Trabalho apresentado na ANPUH/2010 (em parceria com a professora Marcia Amantino). Rio de Janeiro,2010.
  • ENGEMANN, Carlos. Os Jesuítas e suas Gentes: Escravidão e Família na Fazenda de Campos Novos (séculos XVII e XVIII). Texto publicado nos anais da ANPUH/2010 (em parceria com a professora Marcia Amantino). Rio de Janeiro/2010.
  • ENGEMANN, Carlos. Sacralizando os Profanos: escravidão, clero e vida sacramental no Brasil (séculos XVIII-XIX). Artigo publicado na Revista Atualidade Teológica (PUC-RJ), v. 35, p. 195-216, 2010.
  • ENGEMANN, Carlos. No tempo dos padres: memória social na organização dos escravos de administração jesuíta na Fazenda de Santa Cruz (século XVIII). Trabalho apresentado no III Simpósio de Religiosidade Cultura y Poder da Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires/2010.
  • ENGEMANN, Carlos. No tempo dos padres: memória social na organização dos escravos de administração jesuíta na Fazenda de Santa Cruz (século XVIII). Texto publicado nos anais do III Simposio de Religiosidad Cultura y Poder da Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, 2010.
  • ENGEMANN, Carlos. Entre Punições e Benesses: estratégias de administração e população escrava de Fazendas de administração jesuítica. Trabalho Apresentado no III Encontro de História Colonial. Recife, 2010.
  • ENGEMANN, Carlos. Entre Punições e Benesses: estratégias de administração e população escrava de Fazendas de administração jesuítica. Texto publicado nos anais do III Encontro de História Colonial. Recife, 2010.
  • ENGEMANN, Carlos. Do mercantil ao religioso: perspectivas sobre a escravidão da Companhia de Jesus em Córdoba (Argentina) e na Capitania do Rio de Janeiro (Brasil) Século XVIII. Texto publicado nos anais do IV Simposio de Religiosid Cultura y Poder da Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, 2010.
    • ENGEMANN, Carlos. Os dois pratos da mesma balança: a perspectiva cristã e mercantil na administração da escravaria da Cia. de Jesus e da Ordem de São Bento na capitania do Rio de Janeiro, século XVIII. Artigo publicado na Revista de Estudos Afro-Americanos. 2013.
    • ENGEMANN, Carlos. Mais do que Dando Nomes a Bois: Nomes e Sobrenomes na Fazenda de Santa Cruz (RJ, 1759-1817). Trabalho Apresentado no Simpósio da ANPUH São Paulo, 2011.
    • ENGEMANN, Carlos. Reflexões sobre a história e a historiografia da Fazenda de Santa Cruz. Palestra ministrada no Laboratório Interdisciplinar em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.
    • ENGEMANN, Carlos. Crença de transformação ou transformação da crença: os sacramentos as estratégias de administração da população escrava em Fazendas da Cia. de Jesus no Brasil e na Argentina (século XVIII). Trabalho apresentado no I Workshop Argentina e Brasil de História. Buenos Aires, 2011.
    • ENGEMANN, Carlos. Os servos de Santo Inácio a serviço do Imperador: o impacto na população escrava e nas suas práticas sociais da transição administrativa da fazenda Santa Cruz. Conferência ministrada a convite do CEPHAS no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, 2012.
    • ENGEMANN, Carlos. Do mercantil ao religioso: perspectivas sobre a escravidão da Companhia de Jesus em Córdoba (Argentina) e na Capitania do Rio de Janeiro (Brasil) Século XVIII. Trabalho apresentado no IV Simposio de Religiosid Cultura y Poder da Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, 2012.
    • ENGEMANN, Carlos. Para a Paz e para o Bem: o sacramento do matrimônio e a difusão de um padrão moral entre a população escrava em Fazendas da Cia. de Jesus no Brasil e na Argentina (século XVIII) – Trabalho apresentado no VI Simpósio Escravidão e Mestiçagens. Vitória da Conquista, 2012.
    • ENGEMANN, Carlos. Sinais de Salvação: catequese e soteriologia dos escravos na visão dos jesuítas das Américas portuguesa e espanhola. (século XVII e XVIII). Trabalho apresentado no III Congreso Internacional – Ciencias, Tecnologias Y Culturas. Dialogos entre las disciplinas Del Conocimiento. Mirando Al Futuro de América Latina Y El Caribe. Hacia Una internacional Del Conocimiento. Santiago, 2013.
    • ENGEMANN, Carlos. Para a Paz e para o Bem: o sacramento do matrimônio e a difusão de um padrão moral entre a população escrava em Fazendas da Cia. de Jesus no Brasil e na Argentina (século XVIII) – Texto encaminhado para a publicação do livro Escravidão e Mestiçagens: Religião e Religiosidades. Vitória da Conquista,2013.
    • ENGEMANN, Carlos. Sinais de Salvação: catequese e soteriologia dos escravos na visão dos jesuítas das Américas portuguesa e espanhola. (século XVII e XVIII). Texto encaminhado para Revista Universum, da Universidade de Talca no Chile, 2013.
    • ENGEMANN, Carlos. ENGEMANN, Carlos. Creencia en la transformación o transformación de la creencia: los sacramentos y las estrategias de administración de la población esclava en las Haciendas de la Compañía de Jesús, en Brasil y Argentina (siglo XVIII). Texto Apresentado para publicação pelo GEHBP: Grupo de Estudios de Historia de Brasil y Portugal. Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, 2013

Eventos:

• 14º Encontro Regional de História da ANPUH/2010.
  • 3º Simpósio de Religiosidad Cultura y Poder da Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires/2010.
  • 3º Encontro de História Colonial. Recife/2010.
  • Simpósio da ANPUH São Paulo/2011.
  • 1º Workshop Argentina e Brasil de História. Buenos Aires/2011.
  • 4º Simposio de Religiosid Cultura y Poder da Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires/2012.
  • 6º Simpósio Escravidão e Mestiçagens. Vitória da Conquista/2012.
  • 3º Congreso Internacional – Ciencias, Tecnologias Y Culturas. Santiago/2013.
  • 1º Seminário de História Social Brasil-Argentina. Rio de Janeiro/2013.
  • 2º Workshop Argentina e Brasil de História. Buenos Aires/2013.