Produtos:

• SOUSA, Jorge Prata de e ANDRADE, Rômulo Garcia de. (orgs.) Zona da Mata Mineira: escravos, família e liberdade. Rio de Janeiro: Apicuri, 2013.
  • SILVA, Cláudia Cristina da. Cultura Operária: vida familiar e social do operariado têxtil Cataguases, 1908-1994. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Jorge Luiz Prata de Sousa. 2009.
  • SILVA, Lucilene Nunes da; CARVALHO, Diana Maul de; SOUSA, Jorge Prata de. A saúde do operário têxtil em Cataguases, Zona da Mata mineira, 1941. In: Nascimento, Dilene Raimundodo; Carvalho, Diana Maul de; Marques, Rita de Cássia. (Org.). Uma história brasileira das doenças. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, p. 233-250.
  • HENRIQUES, Alen Batista. Epidemias e urbanização: surtos de febre amarela em Cataguases oitocentista. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio de Janeiro: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/Faculdade de Medicina. Coorientador: Jorge Luiz Prata de Sousa. 2005.
  • SILVA Lucilene Nunes da. As condições de saúde do operário têxtil na zona da Mata Mineira, 1941 Cataguases. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio de Janeiro: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/Faculdade de Medicina. Coorientador: Jorge Luiz Prata de Sousa. 2005.