LADOCH

Criado em 2006, o Laboratório de Acervo e Documentação Histórica – LADOCH, inicialmente fez parte das atividades desenvolvidas no âmbito da Linha de Pesquisa “Sociedade, Cultura e Trabalho” no Mestrado. Com a aprovação do doutorado em 2017, o LADOCH passou a ser um laboratório do programa e não mais de uma linha apenas. Assim, tanto o mestrado quanto o doutorado com suas duas linhas de pesquisa passaram a se beneficiar de seu acervo. O Laboratório tem por função primordial a formação, a manutenção, a organização e o incremento de acervos e de documentos históricos que sirvam de suporte para as pesquisas dos docentes e dos discentes do programa de Pós-Graduação e da graduação.

Além disto, o Laboratório de Acervo e Documentação Histórica – LADOCH objetiva:

   
  • Dinamizar as linhas de pesquisas através de discussões teóricas;
  • Realizar intercâmbios com outros programas de PPGH;
  • Incrementar intercâmbios com outros setores da universidade, integrando ensino, pesquisa e extensão;
  • Integrar docentes e discentes do PPGH com os da especialização e da graduação através de tutorias, orientações compartilhadas, individualizadas e eventos;
  • Estimular a pesquisa acadêmica nos alunos da graduação, através da Iniciação Científica;
  • Estimular os debates e a elaboração de projetos coletivos entre diferentes docentes do programa e de fora.  

 

A partir de maio de 2019, o LADOCH iniciou o projeto “ Encontros no LADOCH: conversando sobre acervos e documentação histórica”. Trata-se da proposição de conferências mensais proferidas tanto pelos professores do PPGH quanto por pesquisadores externos. O principal objetivo de todas as conferências é discutir teorias e metodologias de pesquisa histórica a partir da apresentação de um acervo de fontes específicas.