Produtos:

1. Catálogo de Fontes do Judiciário do Município de Cataguases
  2. HENRIQUES, Alen Batista. Epidemias e urbanização: surtos de febre amarela em Cataguases oitocentista. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Co-Orientador: Jorge Prata de Sousa.
  3. SILVA, Lucilene Nunes da. As condições de saúde do operário téxtil na zona da Mata Mineira, 1941. Cataguases. 2005. 147 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Co-Orientador: Jorge Prata de Sousa.
  4. BAIÃO, Cláudia Cristina da Silva. Cultura Operária: vida familiar e social do operariado têxtil Cataguases,1908-1994. 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Jorge Prata de Sousa.
  5. FANNI, Silvania. Conquistando a liberdade: de escravos a libertos. 2006.  Dissertação (Mestrado em História). Universidade Severino Sombra.
  6. CALDAS, Andrea Christina da Silva. Sobre a sombra do Rochedo: ascensão, cotidiano e decadência de uma fazenda de café, Cataguases, MG. 2012. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Salgado de Oliveira. Orientadora: Mary del Priore.
  7. SOUSA, Jorge Prata de. e Andrade, Rômulo Garcia.  Zona da Mata Mineira: escravos, família e liberdade. Rio de Janeiro: Apicuri: 2012.