Produtos:

• FALCON, Francisco José Calazans. “As ideias e noções de moderno e nação nos textos de Capistrano de Abreu”. Os “Ensaios e Estudos”, 4ª. série. Anotações e comentários. Rio de Janeiro, Acervo, v.12, números 1 e2, 1999, pp. 5-26. (Texto apresentado em mesa de comunicação coordenada, por ocasião do Simpósio Nacional de História, realizado em Florianópolis, em 1999, e posteriormente publicado pela Revista Acervo, do Arquivo Nacional, em 1999/2000).
  • FALCON, Francisco José Calazans. “Capistrano de Abreu e a historiografia cientificista- entre o positivismo e o historicismo”, in: Lucia Maria Bastos Pereira das Neves, et alii – Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro, FGV/FAPERJ, 2011, pp. 151-161 (texto apresentado ao I Seminário Nacional de Historiografia Brasileira, realizado pela UERJ, em outubro de 2008).
  • FALCON, Francisco José Calazans. “O Brasil de Capistrano de Abreu- características de sua produção historiográfica”, Fortaleza, Trajetos, Revista de Historia da UFCE, vol.3, nº. 5, 2004, pp. 65-77 (texto apresentado inicialmente por ocasião do Colóquio “Capistrano de Abreu: 150 anos”, realizado pelo Departamento de História e o Núcleo de Documentação Cultural da Universidade Federal do Ceará, em outubro de 2002)
  • FALCON, Francisco José Calazans. “D. Pedro na obra do historiador Pedro Calmon: “O Rei Cavaleiro”, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Anais do Congresso Internacional Don Pedro, Imperador do Brasil, Rei de Portugal”.
  • FALCON, Francisco José Calazans. “A História Social do Brasil, de Pedro Calmon”, conferência realizada no Inst.Geogr. e Histórico da Bahia, em 1/12/98, Salvador, publicada na Revista do I.G.H.B, em 1999.
  • FALCON, Francisco José Calazans. “A produção historiográfica de Pedro Calmon”, palestra realizada no I.G.H.B. em 18/5/02, Salvador, Bahia. (Ciclo de palestras /conferências realizadas durante semana dedicada à memória do Professor Pedro Calmon, no centenário de seu nascimento).
  • FALCON, Francisco José Calazans. “Alguns comentários a propósito da trilogia de biografias históricas produzidas por Pedro Calmon”, palestra apresentada no Centro de Memória da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Salvador, em 2008 (no prelo).

Eventos:

• 1º Seminário Nacional de Historiografia Brasileira, UERJ, 2008.
  • Colóquio “Capistrano de Abreu: 150 anos”, Universidade Federal do Ceará, 2002.
  • Congresso Internacional Don Pedro, Imperador do Brasil, Rei de Portugal.
  • Ciclo de palestras/conferências realizadas durante semana dedicada à memória do Professor Pedro Calmon, no centenário de seu nascimento, 2002.
  • Palestra no Centro de Memória da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Salvador, 2008.