LHMPF

LABORATÓRIO DE HISTÓRIA MILITAR, POLÍTICA E FRONTEIRAS (LHMPF)

Coordenador: Fernando Rodrigues

https://historiamilitar.wixsite.com/universo

Criado em 2017, este Laboratório é constituído por pesquisadores cujas atividades giram em torno da investigação de como os organismos militares atuaram na conquista e defesa dos territórios, bem como das Instituições militares e de seus atores. É importante compreender as diferentes posturas e atuações que os militares empreenderam nesses territórios, identificando a articulação estabelecida, entre Estado e sociedade. Buscar-se-á, portanto, debater os estudos sobre a história militar e sua interface com a política e com a construção das fronteiras.

Em outra frente, o LHMPF e os seus membros estão envolvidos em um projeto cujo objetivo principal é desenvolver uma Base de Dados com informações sobre fontes relativas ao tema de história militar, a partir de uma indexação que contemple o ano, o assunto, os lugares, os nomes de indivíduos e/ou instituições, observações geral, bem como o espaço em que a fonte se encontra alocada, em um recorte temporal que abrange os séculos XVI ao XXI. O projeto Fontes de História Militar (https://fontesdehistoriamilitar.org/) conta com a parceria de pesquisadores do Arquivo Histórico do Exército, da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal de Ouro Preto, da Academia Militar das Agulhas Negras, do Centro de Estudos e Pesquisa de História Militar do Exército, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – RJ, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e da Universidade Estadual de São Paulo. O projeto pretende, através do levantamento e análise de documentos relativos à História Militar no Brasil e na América do Sul, mapear e dar acesso a informações sobre fontes do tema, que estão abrigadas em diferentes instituições do país.  Este roteiro de fontes está previsto para ser lançado em 2020.

Vinculado ao LEHMPF foi aprovado no final de 2019, o projeto “Defesa nacional, fronteiras e migrações: estudos sobre Ajuda humanitária e segurança integrada”. Trata-se de um projeto envolvendo a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, a Universidade Federal de Roraima, a Estadual de Roraima, a Federal da Grande Dourados, Federal do Amazonas e a UNIVERSO e conta com pesquisadores nacionais e estrangeiros.  O projeto tem a liderança do prof. Dr. Tasso Franchi e conta com a participação do professor do PPGH Fernando Rodrigues e seus orientandos de mestrado e doutorado. Sua duração é de 2019 a 2024.

Outra importante frente de investigação aberta dentro dos trabalhos do LHMPF foi a Rede Internacional Hermes. A rede é para congregar pesquisadores e instituições que se dedicam aos estudos e pesquisas em “Fronteiras, Integração, Conflitos, Forças Armadas e Defesa”, uma rede de comunicação profícua para troca frequente de informações. O lançamento oficial da rede aconteceu em agosto de 2020 com o I Encontro Virtual Internacional – Rede HERMES https://www.redeinternacionalhermes.org/