LPSEH

LABORATÓRIO PODER, SOCIEDADE E ENSINO DE HISTÓRIA (LPSEH)

Coordenadores: prof. Dra. Vivian Zampa, prof. Dra. Marieta Pinheiro de Carvalho e prof. Dr. Jayme Lucio Fernandes Ribeiro

O Laboratório Poder, Sociedade e Ensino de História (LPSEH) tem por preocupação investigar as múltiplas relações que perpassam a política e a sociedade brasileira. Por outro lado, desenvolve reflexões e debates acerca desses campos no Ensino de História, a partir da produção de textos, elaboração de cursos de extensão, de plataformas na EAD, palestras, oficinas e outras atividades, por meio da parceria entre docentes, discentes, instituições de ensino e demais colaboradores interessados.

Este laboratório é responsável por coordenar as atividades ligadas ao Projeto de Extensão “Ensino de História nas Séries Iniciais: conceitos, problemas e métodos”, bem como pelo curso de extensão com o mesmo título. Os demais laboratórios participam desta proposta articulando os temas e os alunos envolvidos. O curso de extensão têm por finalidade discutir saberes e práticas relacionadas ao ensino de História na formação de professores das primeiras séries do Ensino Fundamental, tendo em vista a construção de uma “História dinâmica”, que contribua para o desenvolvimento de reflexões e metodologias na área.